23 março 2020

[Resenha] Bodas de Sangue | Pierre Lemaitre | Editora Gutenberg


A obra “Bodas de sangue” anteriormente foi publicada pela Editora Vestígio com o título “Vestido de Noivo”. O livro nos conta a história de Sophie que acorda certa manhã e descobre que a criança que está sob seus cuidados está morta. Ela não se lembra de nada e seja qual for a verdade as evidências estão todas contra a moça. Sophie, desesperada resolve fugir, usa uma nova identidade, tem um novo casamento e constrói uma nova vida. Seria ela responsável pela morte da sogra, da criança e do marido com deficiência?

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Pierre Lemaitre e tenho que concordar com o mestre Stephen King: “Um magnífico autor de suspense”! A escrita dele é envolvente, alucinante, arrebatadora e mexe com os nossos instintos mais profundos de sobrevivência. Lemaitre é um escritor e roteirista reconhecido internacionalmente por seus livros de suspense. Foi premiado várias vezes, inclusive com o Goncourt, o maior prêmio literário da França.

A narrativa é dividida em quatro partes sendo: Sophie; Frantz; Frantz e Sophie e Sophie e Frantz. A primeira parte é um pouco confusa e arrastada, porém depois se torna uma história perturbadora. O autor nos apresenta várias reviravoltas que causam um nó no cérebro do leitor e eu amo isso em uma narrativa.

“O resultado é excelente: as gravações são perfeitas, é como se eu estivesse lá dentro com eles. Alias, estou...Sinto um prazer enorme ao ouvir a voz dos dois.”

Essa obra mostra o poder da manipulação, o limite entre a insanidade e a realidade e um jogo de vingança surpreendente. Nitidamente podemos ver a maldade humana e onde se é capaz de chegar para atingir os objetivos.   

“Sophie começou a chorar. Frantz a abraçou. Ela se enroscou nos seus braços. Estavam em abril. O que ela queria? Pôr um ponto final, talvez. Voltou, no entanto. Será que se lembra do que fez durante essas quatro horas? O que se pode fazer em quatro horas...?”

 Por fim, a capa é linda de ser visualizada despretensiosamente, porém ao olharmos detalhadamente podemos ver em suas pétalas rostos em várias posições e de pessoas gritando. Adorei a sacada! Esse é um thriller psicológico diabólico com um final surpreendente e revelador. Já quero ler a próxima obra do autor que será “Recursos Desumanos”!