17 fevereiro 2020

[Resenha] Os manuscritos perdidos de Charlotte Brontë | Charlotte Brontë | Faro Editorial



Maria Branwell em 1810 obteve um livro, em sua terra natal. Ela se mudou dois anos depois e o exemplar que estava entre seus bens naufragaram em um navio. Ela se tornaria mãe das famosas irmãs Brontë. O livro foi recuperado intacto e tornou-se precioso para toda a Família Brontë, sendo não apenas uma fonte de leitura, mas também de anotação pelas irmãs Charlotte, Emily, Anne, seu irmão Branwell e seu pai, Patrick. Este livro tem uma história tão incrível quanto as escritas pela família Brontë.

A obra “Os manuscritos perdidos de Charlotte Brontë” começa com um prefácio escrito com maestria por Judi Dench. Ela é presidente da Sociedade Brontë e tem o desejo que a obra inspire uma nova geração de estudiosos dos Brontë, analisando, pesquisando, criticando, pensando e relevando mais sobre a vida e a obra desta família notável. Creio que os Brontë foram uma das famílias mais brilhantes e talentosas da literatura mundial.

"Após a morte prematura de Maria, o exemplar, que se tornara uma valiosa recordação, foi lido por todos os membros da família. Ele também foi usado como um repositório, os filhos e o pai acrescentando comentários, fazendo rabiscos, caricaturas e anotações nas paginas."

Cinco estudiosas dos Brontë e ensaístas trazem interpretações e análises deste achado tão magnífico. Bárbara Heritage com o ensaio “A arqueologia do livro”; “Perdido e encontrado” por Ann Dinsdale; “Uma visita a Haworth” por Emma Butcher; “Cristais partidos” por Sarah. E. Maier e por fim, “Reinventando o céu” por Ann-Marie Richardson. Os ensaios são completos, ilustrados e possuem uma gama de informações riquíssimas para a formação e entendimento dos leitores dos Brontë.

“A juventude de Charlotte correu entre perdas familiares, confusão infantil e aprendizado precoce. Há uma crise entre a necessidade urgente de expressar conhecimento ao mesmo tempo em que percebe, com muita angústia, que não tem voz, pelo menos naquele momento."

A história da família Brontë foi regida por tragédias, como o naufrágio que perdeu a obra “The Remains of Henry Kirke White” de Maria Branwell, a morte prematura de Maria, preconceitos literários, doenças e com isso Charlotte viu a morte de seus familiares, um a um, pois foi de partir o coração.

A obra foi comprada pela Brontë Society, e um verdadeiro tesouro literário e histórico fora encontrado escondidos entre suas páginas. Nas páginas têm anotações, esboços e dois textos nunca publicados por Charlotte Brontë. Também especialistas encontraram documentos que revelam inspiração de Emily Brontë para um dos maiores livros da história: O morro dos ventos uivantes.

Devo confessar que estou deslumbrada com essa edição da Faro Editorial, pois os detalhes internos, ilustrações, anotações, ensaios, capa dura com fitinha para o fechamento é uma obra completa. Perfeita!

Indico para todos os fãs da escrita da família Brontë, estudantes e amantes de clássicos.