03 fevereiro 2020

[Resenha] A Cinco Passos de Você | Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis | Editora Alt



A obra “A Cinco Passos de Você” nos conta a história da adolescente Stella Grant. Ela tem fibrose cística que é uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam e suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante, porém para ganhar novos pulmões, Stella precisa tomar inúmeros remédios e não pegar qualquer tipo de infecção, mas para reduzir os riscos ela tem que ficar menos que dois metros de distância ou seis passos de qualquer paciente que tenha a doença. Do outro lado temos Will Newman que não vê a hora de se livrar das máquinas e hospitais. Ele deseja aproveitar a vida que ainda lhe resta para conhecer mundo. Diferentes na personalidade, mas unidos pela doença. Eles irão quebrar a rotina diária do tratamento?

A escritora Rachael Lippincott presenteia os leitores com uma história fluída, emocionante e extremamente necessária, pois aborda a fibrose cística que é uma doença ainda sem cura. Ela aborda em sua narrativa como é importante manter a rotina de tratamento para o paciente obter uma qualidade de vida maior. 

Eu achei lindo como Stella cuida de seus amigos e de seus familiares. Ela tira forças internas para apoiar os amigos que têm a mesma doença que a dela e pouco a pouco consegue mostrar para Will que o tratamento é importante para sobrevivência dele.

“Seus olhos são de um azul profundo e formam ruguinhas enquanto ele fala. Mas é o sorriso dele que chama minha atenção mais do que qualquer outra coisa. É assimétrico e charmoso, com um calor magnético. Ele é tão bonito que acho que minha função pulmonar deve ter caído mais dez por cento”.

A obra é a novelização do filme que possui o mesmo nome e que eu não assisti, pois preferi ler o livro antes. “Cinco Passos de Você” nos leva a refletir sobre vida, doença, família, valores, coragem, perseverança, amizade e amor.
“Ficamos frente a frente, os dois em silêncio e enxergando a mesma dor nos olhos do outro. Meu coração se quebra lentamente sob minha nova cicatriz. O vidro fica embaçado com a minha respiração, e, mais uma vez, ergo um dedo trêmulo e desenho um coração.”

Dói só de pensar o sofrimento que as pessoas que têm a doença enfrentam. Por muitas vezes não damos valor as coisas simples da vida, como um aperto de mão ou um simples abraço.

A obra possui uma linda jacket com a capa do filme e padrão de qualidade ímpar, diagramação excelente, fonte do tamanho ideal para a leitura e uma narrativa conscientizadora sobre fibrose cística.

Caro leitor, até que ponto vale roubar um passo?