10 fevereiro 2020

[Resenha] Marcados | Zuleide Lima | Independente



A obra “Marcados” nos conta a história da jovem Alice que nasceu com a morte cravada na pele e obedecia todas as normas impostas pelo Conselho dos Marcados fielmente e do jovem Leonardo Zotarelli. Ele não segue regras, impulsivo, estilo bad boy e não costuma deixar nada para o dia seguinte. Ambos se apaixonam e tentam resistir lutando contra os sentimentos, pois os segredos que eles guardam pode afetar o viver do amor.

A escritora Zuleide Lima construiu uma história diferente das que eu já li e simplesmente amei. A ambientação, os personagens, os sentimentos colocados na narrativa e o tema central são ótimos.

Os capítulos são intercalados sob a perspectiva de Alice e Léo e torna a narrativa mais fluída e envolvente. Alice é uma moça regrada, segue a risca o que o Conselho impõe, vive sua vida normalmente e tenta planejar todo o tempo que possui ou acha que de fato está tudo planejado. Já Léo vive intensamente os seus dias e planejamento não faz parte de sua rotina.

O casal Alice e Léo são apaixonantes. Durante a narrativa é possível ver as mudanças e amadurecimento deles. Sofremos pelo que estar por vir e torcemos que as marcas na pele sumam.

“Ao contrário de todos eles, ando devagar. Não preciso fugir. Os pingos que perfuram a minha pele não pedem licença ou desculpas. Não demora muito e eu fico toda molhada, mas não me incomodo. Perdi o medo de chuva, há alguns dias, em um passeio no fim de tarde com o Léo.”

Lima nos leva a refletir sobre várias questões, como: até que ponto segredos afeta relacionamentos? Qual o sentido da vida e da morte para as pessoas? O tempo pode curar as dores? Devemos viver um dia após o outro? Vamos refletir sobre o que é realmente importante em nossas vidas!

"Meu verdadeiro adversário é o tempo. Ele destrói, envelhece, aniquila. Nada consegue vencê-lo. É um bem que não podemos dispor. Ele dita as regras. Ele nos dá e tira tudo. Tem sempre a razão, nunca para ou volta atrás."

Zuleide Lima nos enche de orgulho por escrever um romance ficcional nacional e que possui uma narrativa envolvente, leia. Viva a sua vida da melhor forma possível, otimize seu tempo, valorize as pessoas ao seu redor, ame sua família, se ame e seja feliz hoje. Para algumas pessoas saber exatamente o dia da morte teria o efeito de pandemônio e já para outras seria como um exílio. O fato é que todos morrerão um dia, mas como você encararia saber o dia da sua morte?