17 janeiro 2020

[Resenha] O Reino das vozes que não se calam | Carolina Munhóz e Sophia Abrahão | Editora Rocco



RESENHA POR FOLHADEPOLEN


Em “O reino das vozes que não se calam” das autoras Carolina Munhóz e Sophia Abrahão, publicado pela Editora Rocco, conhecemos Sophie, uma adolescente que na escola acaba tendo um diferencial quando comparada com as demais colegas, pois a mesma não faz o estilo “padrão” que as jovens costumam seguir. Isso acaba por fazer com que Sophie sofra bullying pela sua magreza extrema e seu estilo meio punk. 
"O estranho era que ela não se incomodava com sua aparência nem tinha problemas com o próprio corpo."
Certo dia, Sophie juntamente com sua amiga Ana, uma garota popular que vive chamando atenção por onde passa, acabam indo a uma festa, porém nossa protagonista é humilhada pelos amigos de Ana, e isso faz com que Sophie venha a sair da festa muito abalada, o pior não foi nem a humilhação sofrida pela jovem, mas o fato de sua “amiga” não fazer nada para impedir a ação. Triste com o ocorrido, a jovem acaba se derramando em lágrimas e adormece de tão exausta, até que quando desperta de seu sono, ela depara que não está em seu quarto, mas sim no Reino.
Sim, no Reino, uma dimensão paralela onde há muita magia e criaturas esplêndidas. Onde tudo é belo e maravilhoso. O mais curioso é que Sophie descobre tempo depois que sua avó é a rainha deste reino, esse local onde a jovem não é “maltratada”, mas sim aceita e amada por todos ao seu redor.
Depois de conhecer esse local encantado, a jovem não quer saber mais de nada, só voltar a essa dimensão mágica. Porém, ela não sabe como fazer isso, então precisa ainda continuar vivendo e batalhando no mundo real. Mas aos poucos vai aprendendo mais sobre as histórias desse lugar encantado e descobre uma forma de conseguir se estabelecer no Reino, e para isso precisa cumprir algumas tarefas, mas será que ela conseguirá realizar os desafios que estão por vir? O que acontecerá se ela falhar?
“Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Nós precisamos encontrar a nossa própria felicidade. Eu nunca achei que fosse digna de ser feliz. Esse sempre foi o grande problema.”
Confesso que quando li esse livro eu me encantei com a história, principalmente os elementos mágicos. Além de que as autoras trouxeram muitas referências que os jovens acabam gostando, como Alice no país das maravilhas, As crônicas de Nárnia e até mesmo do queridinho Harry Potter, o melhor disso foi que essas referências aproximam o leitor do enredo.
Consegui ler o livro em pouco tempo, mostrando o quão fluída a leitura é, além de ser simples e a diagramação ajudar muito por ser confortável. Com uma capa linda e detalhes em verniz brilhante, a Rocco produziu um livro extremamente belo, assim pude perceber o cuidado da editora com a qualidade do projeto gráfico final, fizeram um excelente trabalho.
Achei que os personagens foram bem desenvolvidos, tanto os principais quanto os secundários. Cada um mostrou ao longo da história sua importância. Além disso, o que me chamou atenção foi a inserção de temas como bullying, problemas adolescentes e com o nosso corpo, pois são temas que não sendo muito abordado na literatura infanto-juvenil, e sei que falar sobre esses assuntos são de extrema importância. Esse foi um ponto super positivo.
Gostei bastante da leitura, especialmente por ser bem fantasiosa e juvenil, o que faz com que muitas pessoas venham a se interessar pela narrativa.