29 janeiro 2020

JANE AUSTEN- UM CLÁSSICO ATEMPORAL



Boa noite, amores! Como vocês estão?

Hoje eu trouxe um post diferente para vocês! Vamos falar sobre coleções? Eu coleciono muitas coisas e amo ter livros bonitos/colecionáveis na estante. Acho que já falei algumas vezes por aqui que sou uma amante da escrita de Jane Austen, pois ela foi considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa no século XIX e ainda hoje é um grande clássico atemporal na literatura mundial.

Austen atravessou gerações escrevendo grandes clássicos, como: “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. As obras da escritora são constantemente adaptadas para teatro, cinema, televisão, meios acadêmicos e eventos de cunho literários.

Eu tenho várias versões dos livros da Escritora e as minhas preferidas são as edições de luxo da Editora Martin Claret.

As obras completas são:

- Orgulho e Preconceito

- Razão e Sensibilidade

- A Abadia de Northanger

- Lady Susan

-Mansfield Park

- Emma

- Persuasão

Selecionei uns quotes que mais aprecio e espero que gostem:

“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.”

“A imaginação de uma senhora é muito rápida; pula da admiração para o amor, e do amor para o matrimônio em um segundo.”
“Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Por que então não agarrá-la toda de uma vez?”
“Há pessoas que quanto mais você faz por elas, menos elas farão por si mesmas.”

Por fim, Jane Austen é um gênio da literatura clássica, suas personagens são fortes, destemidas, inteligentes e que criticavam a sociedade tola ao redor. E vocês já leram alguma das obras da brilhante inglesa, Jane Austen?