28 agosto 2018

[Resenha] Bibliotecas no Mundo Antigo | Lionel Casson



O livro aborda um estudo detalhado sobre a história das bibliotecas no mundo antigo desde suas origens quando eram tábuas de cerâmica e a escrita algo novo. Casson nos apresenta uma viagem ao tempo perpassando pelas mais variadas épocas, como as bibliotecas reais do Antigo Oriente, bibliotecas públicas e privadas Gregas, as da Roma, a famosa biblioteca de Alexandria, as expansões das bibliotecas pelo mundo, idade média e as primeiras bibliotecas monásticas cristãs.

Foi no Egito e Mesopotâmia que se encontravam os antigos exemplos da formação da escrita. Tabuletas de argila gravadas que datam de pouco antes de 3000 a.C. e um povo talentoso. Já na Grécia as tabuletas deram lugar para o papel de papiro e se alguém quisesse escrever algo deveria cortar de um rolo um pedaço de papel de papiro do tamanho desejado. A venda dos livros se tornou uma próspera indústria no começo do século IV a.C. 

Conhecer a história da Biblioteca de Alexandria foi bem interessante, pois o fato dela conter livros de diversas partes do mundo em seu acervo e ser uma biblioteca pública com 490 mil rolos na principal e na “biblioteca filha”, 42.800.

“Os rabiscadores ratos de biblioteca que são encontrados na populosa nação do Egito, em debate interminável enquanto se reúnem em torno do lugar de alimentação das musas”
Com o crescimento das bibliotecas os livros foram catalogados por assuntos e até o segundo século d.C., os acervos das bibliotecas eram todos em forma de rolos, alguns de pergaminhos, mas a maioria de papiro. No início da Idade Média surgem os códices, porém a adaptação de rolos para códice foi um processo longo. 

“Quando um escritor está no trabalho, alguém falando alto não pode ser tolerado. Então Tagarela, não há lugar para você aqui. Vá para fora!”
Lionel Casson com o seu estudo clássico sobre as bibliotecas no mundo antigo presenteia todos os amantes de livros com um passeio pelo berço da civilização, o nascimento da escrita, todo o processo do surgimento das bibliotecas e armazenamento das tabuletas aos códices. Uma obra rica em informações e com detalhes singulares.

A obra possui uma capa linda, ilustrações por todo o livro dando uma maior compreensão do mesmo, lista de abreviações, notas explicativas e informações complementares das ilustrações formam o conjunto da obra. Indico para todos os leitores, estudantes, historiadores e a quem possa interessar por um passeio histórico e inigualável.