04 dezembro 2023

[RESENHA] Praz3r3s vi0lent0s | @thechloegong | @altanoveleditora | Tradução: Rafael Surgek | Páginas: 464 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️+🔪🩸🔪


Quem não ama a peça teatral mais conhecida de Shakespeare? A obra “Praz3r3s vi0lent0s” é uma releitura do clássico Romeu e Julieta, porém em Xangai de 1920. Nela encontramos gangu3s rivais, enemies to lovers e um monstro. Preparados para essa história eletrizante?

A obra nos apresenta uma disputa sangr3nta entre duas gangu3s, que transforma as ruas em um mar vermelho, deixando a cidade totalmente indefesa e o caos é instaurado. No centro dessa disputa está a jovem Juliette Cai. Os seus rivais são os Rosas Brancas. O herdeiro deles é Roma Montagov, o primeiro amor dela e também o seu primeiro traidor. Vocês perdoariam?

As releituras costumam não envolver tanto quanto a história original, porém Chloe Gong conseguiu com maestria criar personagens e cenas marcantes da peça de Shakespeare. Gostei dessa transposição singular!

O livro teve um hype gigantesco e gerou uma relação de amor x ódio entre os leitores. Alguns se envolveram com toda trama e outros não gostaram de alguns pontos da narrativa. Eu achei todo o enredo interessante e não foi à toa que Gong se tornou best-seller do The New York Times. Ela ficou na lista por mais de vinte semanas consecutivas.

O Monstro trouxe um ar de mistério sombrio para a história, pois ele causou uma grande histeria.

“À medida que a noite se torna mais escura, o monstro se eleva, enfim emergindo das ondas com o desleixo de um deus esquecido. Ao levantar a cabeça, tudo o que vê é a lua, roliça e baixa.”

Vi0l3ncia, questões políticas, romance pr0ibid0, crim3s e poder encontramos na trama. Juliette tem uma personalidade forte (orgulhosa) e sabe usar o seu poder ao seu favor. Que mulher determinada! Roma é um homem forte, cheio de atitude e apesar de se mostrar frio, tem um coração quente (vai pro meu potinho). Os outros personagens são necessários e complementam a história.

“O poder é uma coisa que poucos podem alcançar.”

Por fim, que final foi esse? Já irei correndo ler o segundo volume e tirar as minhas conclusões. Vocês já conheciam a obra?