18 outubro 2023

[INDICAÇÃO] Efuru | Flora Nwapa | @editoramoinhos | Tradução: Tom Jones | Páginas: 288 | Ano: 2023


Boa noite, leitores! Hoje indico a obra “Efuru” que é um marco na literatura feminina. A escritora Flora Nwapa foi a primeira mulher nigeriana a ser publicada em língua inglesa e é considerada por muitos a mãe da literatura africana moderna.

Sinopse:

Efuru é o nome da protagonista que dá título à obra. A história da personagem demonstra os dilemas desta diante do casamento e da maternidade, pilares do papel social da mulher igbo na comunidade igbo tradicional de então. Como Efuru negocia este papel e, para isso, mobiliza a cosmogonia de seu povo, é o que o leitor irá encontrar nas páginas dessa obra. Essa cosmogonia, ou seja, o modo como se percebe o mundo, a criação e a relação entre o homem e o universo que o cerca, reserva um lugar de centralidade ao deus supremo que rege todas as coisas (Chukwu), ao chi (uma espécie de força criadora ou espírito pessoal de cada indivíduo) e aos espíritos dos ancestrais. São eles que regem a vida e alicerçam os valores de cada homem e mulher igbo que são retratados na escrita de Flora.

No desafio de colocar mulheres igbos no centro da narrativa literária e, por meio destas mulheres, descrever um mundo em transformação.

—💕—

“— Você está certo, então ele está m0rt0. Quando você vê um homem maravilhosamente vestido em um sonho, ou ele está m0rt0 ou está prestes a m0rrer, por outro lado, se você vê um homem em trapos em um sonho, significa que ele vai viver muito.”

Essa obra é bem interessante e recomendo a leitura. Vocês já conheciam?