09 setembro 2023

[RESENHA] Louças de família | Eliane Marques | @autentica.contemporanea | Páginas: 280 | Ano: 2023



Que obra intensa, urgente e necessária! “Louças de família” é uma potente crítica social, na qual mostra a profundidade do preconceito. Marques aborda temáticas importantes como as questões raciais, ancestralidade, linguagem e as cicatrizes da escravidão.

A história começa com a morte de tia Eluma. Ela era empregada doméstica na cidade com nome de Ana. Quem pagará pelo seu velório? A narradora nos deixa pensar, refletir e entender todas as situações ocorridas nos casarões coloniais. Vocês podem imaginar a quantidade de fatos?

“Tia Eluma nasceu preta e se criou preta batuqueira. No entanto, morreu como mulher branca da igreja dos comensais da mesa de deus, mas não totalmente.”

A escritora Eliane consegue nos tocar em lugares inimagináveis, pois ela escreve com uma singularidade que impressiona, nos apresenta a cultura afro-brasileira, questões religiosas, as cenas são descritivas e tocantes. Preciso ler mais obras da autora!

“Hoje um pássaro, não beija-flor, mas pássaro igualmente pequeno como a cabeça do tuba, pousou sobre a rede de proteção que tenho nas janelas de casa. Tentei fotografá-lo com o celular, suas asas não tiveram paciência com o ritmo lento de meus braços.”

Eu achei sensacional a parte que fala sobre a geração 2000, pois concordo em gênero, número e grau. Geração mimizenta, cheia de vontades e que não valoriza a herança principal que temos que é o respeito.

Por fim, devemos tirar as louças de família da cristaleira e colocar em uso. Conhecer cada detalhe da sua história, da sua ancestralidade e mudar situações preconceituosas arraigadas por gerações. Super indico a leitura!