23 setembro 2023

[RESENHA] Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou lá | Lewis Carroll | @novoseculoeditora | Tradução: Luisa Geisler | Ilustrações: John Tenniel | Páginas: 322 | Ano: 2023


“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

A obra “Alice” é um grande clássico e nos conta a história de uma menina que cai em um buraco de coelho e que se mete em uma aventura histórica, psicodélica e cheia de reviravoltas! É uma das maiores obras de literatura infantojuvenil inglesa.

Eu não poderia deixar de citar a beleza que ficou esse livro na versão luxo. As ilustrações de John estão primorosas, a qualidade gráfica impecável, com fitilho, pintura trilateral, capa dura e páginas coloridas.

LEWIS CARROLL (1832-1898) foi um poeta, romancista e matemático inglês. Alice no país das maravilhas é sua obra mais famosa e, de tão singular, gera inúmeras teorias sobre a sua vida, a inspiração para Alice e a criação de suas histórias.

A história nos apresenta Alice, o apressado Coelho branco, o Chapeleiro maluco, o Gato sorridente, a Rainha de Copas e outros seres mágicos construídos para este Universo fantástico.

A narrativa é enigmática, fluida e com muitos personagens malucos. Você é capaz de desvendar os enigmas?

“Alice não gostou nadinha do tom dela, e pensou que seria melhor incluir outro assunto. Enquanto tentava pensar em algo, a cozinheira tirou o caldeirão de sopa do fogo e, imediatamente, se pôs a lançar tudo que estava ao seu alcance.”

Os personagens “pirad0s” e que moram no meu coração são: o apressado Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o sorridente gato Cheshire (medo dele), os gêmeos e a terrível Rainha de Copas.

Lewis escreveu a obra utilizando de muitas metáforas, charadas, desafios matemáticos e um universo a parte, meio que psicodélico.

“Dá para ver um pedacinho do corredor da Casa do Espelho, se deixarmos a porta da nossa sala de estar escancarada. Até onde dá pra ver, é muito parecido com o nosso.”

Indico “Alice” por ser um clássico atemporal e que mostra para os adultos como as crianças enxergam o mundo, pois muitas vezes ele parece estar de cabeça para baixo. E as crianças se divertem!