28 junho 2023

[RESENHA] As conversas que nunca tive com a minha mãe: histórias reais | Organização @readandbreathe | @editoravestigio | Tradução: Débora Chaves | Páginas: | Ano: 2023



A coletânea “As conversas que nunca tive com a minha mãe” reúne ensaios de quinze escritores e escritoras. Os textos são profundos e abordam temáticas como relações abusivas, relações familiares, rotinas caóticas, segredos, doenças, saudades, perdas e outros. Percebemos que o diálogo é primordial em qualquer tipo de relação. Não acha?

“As mães são idealizadas como protetoras, como alguém que cuida, se doa e constrói uma pessoa em vez de destruí-la. Mas poucos de nos podem dizer que suas mães se enquadram em todas essas características.”

Histórias que abordam a relação entre mães e filhos me emocionam em lugares profundos. Primeiramente pela minha gestação que foi totalmente conturbada e posteriormente pela m0rte súbita da minha mãe. Interessante dizer que a relação que construí com o meu filho sempre foi baseada no amor, diálogo e respeito. Dessa relação saiu o meu maior amigo!

Depois do falecimento da minha mãe, passava horas refletindo e cheia de perguntas sem respostas. Ela era a minha melhor amiga e como viveria sem os seus conselhos, sorrisos, broncas e idas ao Shopping? O tempo me mostrou que fiz o meu melhor e ainda assim, sinto falta das conversas que nunca tivemos. Conversas íntimas e pessoais.

Todos os textos que estão no livro ajudam no entendimento de várias situações, o que não devemos fazer e o ato de recomeçar. As palavras ditas e também as não ditas moldam o nosso comportamento. Por isso, abordo sempre a real importância do diálogo, pois conversar é curativo!

“Foi assim que sobrevivi à minha infância: ficando invisível. Na infância, mergulhei nos livros, tanto que tudo ao meu redor, incluindo meu corpo, desapareceu.”

Por fim, te convido para se emocionar e aprender com essa Antologia. Posso dar um conselho para você? Converse com a sua mãe (caso a tenha) e cure suas dores e traumas. Você pode através das palavras se tornar um ser humano melhor!