25 janeiro 2023

[RESENHA] Fantasia Nórdica: a saga de VEI (Livro 1) | | Sara B. Elfgren & Karl Johnsson | @editorafarooficial Selo: @poseidoneditora | Páginas: 144 | Ano: 2022

 

Eu amo uma fantasia nórdica bem escrita e a Graphic Novel “Fantasia Nórdica: a saga de VEI” é uma dessas. Ela nos conta a história de Vei que treinou a vida toda para ser a maior guerreira de seu povo. Ela é lançada ao mar e resgatada por um barco Viking. Ao retornar para Jotunheim, Vei, precisará enfrentar batalhas épicas, para lutar pelos seus deuses. A guerreira é a peça chave de um sangrento jogo e nem os deuses estão preparados para o que virá.

A edição está belíssima em capa dura e com ilustrações tão expressivas, que nos insere na narrativa. Perfeitas!

Sara B. Elfgren é escritora e a sua HQ foi premiada pelo Urhunden como melhor história em quadrinhos da Suécia. Já Karl Johnsson é artista e ilustrador de quadrinhos. Seus trabalhos são sucesso em vários países.

“Eu não tenho minha força, apenas meu juízo. Tenho de escolher minhas palavras cuidadosamente.”

Vei é uma personagem forte em todos os sentidos, perspicaz, inteligente e uma ótima guerreira. Ela luta pelos seus objetivos com um grande afinco. Dal é bem diferente dela, porém acho bem interessante a forma que eles se completam.

“Não se preocupe. Cabeça erguida. Pense em todas as músicas que vão cantar sobre você, e em todos os pirralhos puxando as saias da Vovó, berrando “conte para a gente sobre a Vei.””

Na GN temos segredos, romance, batalhas épicas, deuses como Odin, Loki, Thor e a mitologia nórdica detalhada de uma forma bem objetiva para o entendimento do leitor.

“— Por que você quer me ajudar? — Porque me diverte. Porque Odin é arrogante. Porque eu tenho sangue humano, assim como você."

Aguardando ansiosamente a continuação, pois já imagino novas batalhas e personagens instigantes!

Qual foi a melhor HQ que você já leu? Me conta nos comentários!