15 dezembro 2022

[RESENHA] Filho do Paradoxo | @opatrickpessoa | @editoraasesdaliteratura | Páginas: 243 | Ano: 2022

 

A obra “Filho do Paradoxo” é uma ficção que aborda a viagem no tempo, suas implicações, segredos e revelações do passado. Até que ponto viajar no tempo para tentar mudar o destino pode ser uma boa ideia? Você estaria preparado para as consequências?

O escritor Patrick Pessoa é um jovem que nos apresenta uma narrativa fluida, repleta de reviravoltas e com ótimas referências de livros, músicas, filmes e jogos. Esse é o meu segundo contato com a escrita de Pessoa e posso dizer que a história está ainda melhor que em “Sniper fantasma.”

“Sem tirar os olhos do relatório, ele pegou o envelope, rasgou a aba e encontrou lá dentro vários pedaços de papel. Alguém havia picotado folhas em branco e colocado no envelope. Ainda que fosse alguma brincadeira de seus agentes, nenhuma lógica havia naquilo, pois nem ao menos havia algum remetente.”

As temáticas abordadas na obra são densas e reflexivas, como: autismo, violência, máfia, lutas ilegais, drama, viagem no tempo, relações familiares, amor, prostituiç@0 e outros.

O livro é dividido entre passado recente; presente doloroso; futuro perturbado e passado distante. O epílogo é simplesmente lacrador e nos deixa com uma vontade enorme que a obre continue!

Os personagens são bem construídos e o meu preferido é Cronos. Ele é um jovem autista que após descobrir revelações de seu passado sombrio, tenta mudar os acontecimentos trágicos presentes em sua vida. Atravessar o tempo nem sempre é a opção correta, não é mesmo?

“Cronos andou por alguns metros observando o local. Ele ainda não tinha total certeza se realmente tinha viajado no tempo. Apesar da atmosfera lhe parecer diferente, esquisita, ele precisava comprovar qual ano era aquele em que se encontrava.”

Por fim, se você gosta de sci-fi, viagem no tempo, narrativa envolvente, referências geeks e história bem explicada, leia! Paradoxalmente falando “o nada é tudo”. Será?