12 julho 2022

[RESENHA] O fantasma de Cora | @fernandaversa | @editoragutenberg | Ilustrações: Maria Carvalho | Páginas: 304 | Ano: 2022


Eu amo livros de autores nacionais e “O fantasma de Cora” conquistou o meu coração pela ambientação, narrativa fluida e todo o mistério que deu um toque a mais para a obra.

Nesta obra encontramos muito mistério, romance, história de fantasmas, moda, segredos e revelações bombásticas. A jovem Cora, romântica e de saúde frágil, morre em sua noite de núpcias. Francine, que é prima de Cora, não acredita que a morte dela tenha sido natural e começa uma intensa investigação. Será que ela conseguirá as respostas? E qual será o peso das consequências? Leiam!

Eu não conhecia a escrita da Fernanda Castro e fiquei impressionada com a riqueza dos detalhes, pois ela construiu uma narrativa ímpar, tudo na medida certa e que deixa o leitor curioso com todos os acontecimentos. Amei! As ilustrações de Maria Carvalho são lindíssimas e complementam a obra com delicadeza.

O livro é uma novela de época com personagens marcantes, muito suspense e com o fantasma da Cora em aparições singulares. Também encontramos um humor leve e gostei muito dos interlúdios, foi uma sacada genial!

“A casa era um tumulto, passos ecoando por todos os lados, tecidos negros sendo desentocados no fundo de armários esquecidos. A morte, sobretudo a morte recente, tem um jeito próprio de fazer-se muito ocupada.”

A personagem Francine é determinada, inteligente, empoderada, forte e que não aceita a morte de sua prima Cora e foi muito interessante acompanhá-la por todas as linhas de investigação que ela traçou. Eu já sabia quem matou Cora, porém fiquei ansiosa para descobrir os motivos.

Eu super indico a leitura para os amantes da literatura brasileira (quanto orgulho de nossos autores). Também indico para quem gosta de novelas de época!

Caro leitor, você acha que o fantasma de Cora pode ser fruto da imaginação de Francine ou é de fato Cora buscando justiça? Me conta nos comentários!