30 junho 2022

[RESENHA] Crônicas de Liberdade : O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho | @andrewsmeireles_livros | Edições do Autor | Páginas: 380 | Ano: 2021



A obra “Crônicas de Liberdade : O Romance entre o Coelho, o Lobo e o Espantalho” é o primeiro volume da trilogia. Não temos um personagem principal, pois todos se completam com singularidade. A obra também tem por base três pilares: liberdade, limite do amor e a evolução do político/social.

A escrita de Andrews Meireles é madura, reflexiva e interessante. Ele mostra todo o seu conhecimento, inteligência e cria uma história intensa, dramática e regada de mistérios. Seus poemas são densos e marcantes.

“Dizem que as poesias são reflexos da vida do seu criador. Tento imaginar o que poderia ter acontecido para escrever esse triste poema.”

Eu confesso que fiquei um pouco perdida em relação a quantidade dos personagens abordados, porém compreendi que eles se entrelaçam completando a história. Por vezes me peguei sorrindo das situações e ao mesmo tempo desesperada para saber o desfecho do próximo capítulo.

“Engraçado, momentos de solidão sempre trazem consigo sentimentos de depressão e angústia. Parece que uma coisa leva a outra.”

Filosofia, questões sociais e políticas, liberdade, morte, vida, amor, sociedade e reflexões sobre o modo no qual vivemos e como o outro vive, encontramos no livro.

“Vamos subir, ué! A proibição limita nossa liberdade. Se subirmos, seremos livres.”

Quando entendemos o significado do coelho, lobo e espantalho na obra, parece que abre um portal em nossa mente e todas as peças voando se encaixam com maestria. O final foi excelente e de fato não esperava por ele.

Por fim, indico as “Crônicas de liberdade” e te pergunto: O que significa liberdade para você?