04 maio 2022

[RESENHA] Suzette: ou o grande amor | @fabientoulme | @editoranemo | Tradução: Scheibe & Castro | Páginas: 336 | Ano: 2022




A Graphic Novel “Suzette: ou o grande amor” nos conta a história de Suzette que está no auge dos seus oitenta anos. Ela acaba de ficar viúva, após quase sessenta anos de união. A sua neta, Noémie, está começando uma experiência a dois, com Hugo. Avó e neta começam a conversar sobre a vida, casamento, amor e sexo. Uma troca linda entre gerações que aquece o coração do leitor.

O escritor Fabien Toulmé é um quadrinista incrível e que traz temas profundos em suas obras. A sua escrita é regada de bom humor, temáticas reais, emocionantes e intensas.

A vovó Suzette é uma senhora fofa e dinâmica. Ela passou grande parte de sua vida se dedicando ao seu finado esposo, porém ela confessa para a sua neta que não era feliz no casamento. Também confessa que sempre foi apaixonada por um rapaz da época de sua adolescência. Agora que ela está viúva, a sua neta Noémie, decide viajar com sua avó para a Itália e procurar o homem que fazia seu coração de fato bater descompassado.

“Viver muito tempo com alguém requer muito esforço, concessões e paciência.”

A personagem Noémie é uma jovem amorosa, trabalhadeira e está vivendo com Hugo. O relacionamento deles está conturbado, pois eles não conseguem chegar a um denominador comum. Os diálogos intergeracionais entre neta e avó são riquíssimos e com muito bom humor. As conversas sobre experiências sexuais são hilárias.

O personagem Hugo conseguiu ficar no meu pódio de ranço eterno. Que rapaz indelicado e egoista! Já Simone é uma senhora proativa, independente, determinada e que não tem medo de amar.

“Gosto da ideia de poder ver meus amigos sem você, e gosto da ideia de que você possa ver os seus amigos sem mim.”

As ilustrações estão lindas e a cada página conquista o leitor. Eu gosto bastante de narrativas que abordem relações familiares, experiências, amor, viagens e reflexões sobre a vida. Eu fico revoltada com o etarismo. Quem não sabe o que é etarismo, ele é a discriminação contra pessoas baseadas em estereótipos de idade, ou seja, preconceito contra pessoas idosas.

Independente da idade, todos somos livres para amar. Um ser humano não é melhor do que o outro por ser jovem. ⁣

Leitor dos quadrinhos franco-belgas clássicos (Tintin, Lucky Luke, Asterix) desde a mais tenra idade, FABIEN TOULMÉ viajou por vários países (inclusive o Brasil) ao longo de dez anos, trabalhando como engenheiro civil. Em 2008, retornou à França com o desejo de se dedicar aos quadrinhos. Sua estreia no mundo das graphic novels foi em 2014 com Não era você que eu esperava, um relato sensível do nascimento de sua segunda filha, Julia, que tem síndrome de Down. Em 2017, nos brindou com Duas vidas, uma belíssima história sobre a coragem e o amor entre irmãos. Em A odisseia de Hakim, Fabien nos apresenta, em três volumes, a história real de um jovem sírio que vislumbrou a face mais sombria da humanidade e teve de enfrentar duras provações em sua luta pela sobrevivência e por uma vida digna.⁣

Super indico a Graphic Novel e que você possa se divertir com as experiências e diálogos intergeracionais. Um show de resiliência!