01 abril 2022

[RESENHA] Cinderelas | Organização: Katerine Grinaldi | @editorasinna | Páginas: 188 | Ano: 2019



A antologia “Cinderelas” aborda contos com a temática de violência contra a mulher. Mulheres diversas que perdem a coroa e se tornam princesas reais. As nossas princesas temem o escuro, temem estar sozinhas na noite, temem seus agressores (supostos príncipes) e por fim, temem o simples fato de existirem.

O prefácio certeiro foi muito bem escrito por Renata Christina e a organização da antologia ficou excelente com a mediação da escritora Katerine Grinaldi. Uma obra densa, mas importante de ser debatida, lida e ouvida.

Todos os contos são fortes e foram escritos por mulheres. Alguns me tocaram profundamente e pude sentir a angústia de cada personagem.

Um dos contos que mais gostei foi o da escritora Aldenise Fonseca com o título “Um minuto de coragem”, pois ter coragem de enfrentar o agressor é muito difícil e não permitir continuar sendo agredida é de uma força extrema. Um minuto que salva vida e muda o futuro.

“Eu era uma fraca. Não fazia nada direito. Queria ter forças pra sair dali e nunca mais voltar, eu não aguentava mais ser chamada de fraca a cada lágrima! Mas eu o amava!”

Eu também gostei do conto “Feridas do passado” da escritora Patricia Maiolini. Ele é uma história dolorosa, pois as feridas de um abuso sexual são marcas eternas. Algumas marcam além do corpo, marcam a alma!

“O passado nos traz feridas que talvez nunca esqueceremos. Só não podemos deixar que elas interfiram no nosso presente e afetem o nosso futuro.”

É desesperador saber que as histórias de agressões, da antologia, acontecem diariamente e por todos os cantos do país. Agressões físicas, verbais e psicológicas que tiram sorrisos, deprimem, machucam e que deixam marcas profundas.

“Cresci ouvindo que precisamos casar, ter família e um homem para amarmos. Poucas vezes me falaram que este homem devia me amar também e, o mais importante, que devia me respeitar.“

Quisera eu estar escrevendo uma resenha com princesas de contos de fadas, com todas elas felizes e realizadas, mas escrevo sobre vítimas.

Muitas carregam a culpa, a dor e o desespero. Elas não sao culpadas e sim merecem respeito, ajuda e amor!

Espero que a resenha te toque e que você não se cale diante de qualquer que seja o tipo de violência.

*O totem da Cinderela é da loja parceira @decorplaybr