07 janeiro 2022

[RESENHA] Nosso lugar entre cometas | @fernandania | @plataforma21_ | Páginas: 432 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A dedicatória da obra já fala por si só o que iremos encontrar na narrativa: “Para todos aqueles que já fizeram amigos por causa de um livro.” Não é lindo? O livro nos conta a história de Lorena, Gabriel e Stefana que se encontram por um elo comum que é a série de livros “Cometas da Galáxia”. Eles vão para o maior evento literário do país, a LivroCon. Saudades, Bienal! Ao realizar a leitura, me bateu aquela nostalgia gostosa, com gostinho de quero mais!

Eu não conhecia a escrita da Fernanda Nia e super adorei, pois ela construiu uma história fluida, bem humorada, emocionante e que conquista o público leitor. Ela consegue, ainda, introduzir o leitor dentro da narrativa e juntos vamos descobrindo o que irá acontecer. Linguagem, ambientação e personagens perfeitos.

Lorena, Gabriel e Stefana são adolescentes e com muitas questões internas para resolverem. Temos uma garota destemida, um rapaz inseguro e uma jovem fugindo dela mesma. Eles desejam conhecer a famosa escritora da Série, Cassarola Star. Porém, para tentar conhecê-la eles viverão grandes aventuras e a maior delas é o próprio autoconhecimento.

A personagem Lorena tem mania de perseguição e acha que Gabriel é seu arqui-inimigo. Gabriel é fechado e não compartilha os seus sonhos com amigos e familiares. Já Stefana tem o grande sonho de vestir seu cosplay preferido, mas tem vergonha do seu corpo e principalmente, do que as pessoas irão dizer.

“Livros podem mostrar mundos extraordinários e jornadas épicas, mas o que realmente me prende a uma história são os personagens. Arcos de pessoas lutando contra os seus próprios fantasmas, brigando e aprendendo a se relacionar, ou simplesmente querendo se pegar loucamente. Isso é o que alimenta minha alma de leitora.”

Por fim, a obra é interessantíssima, pois mostra o poder que a leitura tem. Os livros são libertadores e ajudam os jovens leitores de forma curativa a se amarem, amarem ao próximo e valorizar as pequenas vitórias diárias.

Fernanda Nia é uma publicitária e ilustradora carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site de tirinhas e pequenos textos Como eu realmente, que em 2014 conquistou uma série de livros publicados pela Editora Nemo. Em 2018, estreou na prosa com seu primeiro romance jovem, Mensageira da sorte, e em 2019 publicou o conto O herói na sala 307 na coletânea Todo mundo tem uma primeira vez, ambos pela editora Plataforma21. Além das aventuras de seus próprios personagens, Fernanda Nia ilustra e cria conteúdo para os mercados editorial e publicitário.

.

A capa está perfeita e retrata os personagens com uma singularidade incrível. A diagramação e imagens internas também completam a obra. Super indico!
.

📸: Yasmin