15 novembro 2021

[RESENHA] Alice no País das Maravilhas | Lewis Carroll | Milk Shakespeare @faroeditorial | Páginas: 108 | Ano: 2021



A obra “Alice no País das Maravilhas” é um clássico e nos conta a história de uma menina que cai em um buraco de coelho e que se mete em uma aventura histórica e cheia de reviravoltas! Esta edição ilustrada lindíssima é recontada para as crianças.

As ilustrações estão maravilhosas e com uma qualidade gráfica incrível. No livro podemos conhecer Alice, o apressado coelho branco, o chapeleiro maluco, o gato sorridente, a Rainha de Copas e outros seres mágicos construídos para este Universo fantástico.

A história é enigmática, fluida e com muitos personagens malucos.

“De repente, uma criatura branca e peluda, e com uma roupa bem chique, passou por ali: o Coelho Branco levava uma luva em uma pata e um leque na outra, e pelo jeito continuava estressado.”

“Mas pelo jeito não tinha ninguém em casa: a Lebre Maluca e o Chapeleiro estavam tomando chá a uma mesa arrumada no jardim, debaixo de uma árvore. Um Rato de Campo dormia entre eles, e os dois estavam usando o coitado como ums almofada.”

“No meio dessa confusão, Alice tinha esquecido que ainda estava crescendo, e acabou derrubando o cercadinho do júri. Cada jurado caiu para um lado!”

Os personagens malucos e que me conquistaram são: o apressado Coelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o sorridente gato Cheshire (medo dele), os gêmeos e a terrível Rainha de Copas.

Lewis escreveu a obra utilizando de muitas metáforas, charadas, desafios matemáticos e um universo a parte, meio que psicodélico.

Indico Alice por ser um clássico atemporal e que mostra para os adultos como as crianças enxergam o mundo, pois muitas vezes ele parece estar de cabeça para baixo. E as crianças se divertem!

LEWIS CARROLL (1832-1898) foi um poeta, romancista e matemático inglês. Alice no país das maravilhas é sua obra mais famosa e, de tão singular, gera inúmeras teorias sobre a sua vida, a inspiração para Alice e a criação de suas histórias.