A obra “1984” aborda Londres que se tornou uma cidade ameaçadora e sombria, pois o sistema controlador político sufoca a vida das pessoas. Eles controlam vidas, ações e os próprios pensamentos. George nesta distopia descreve sabiamente o que é viver debaixo de um governo manipulador, doentio e autoritário. Não é desesperador imaginar viver assim?
O escritor George Orwell ao escrever “1984” criou um grande clássico literário, pois é uma obra célebre do século XX. Que narrativa impecável!
“Estava completamente só. O passado, morto. O futuro, inimaginável. Que certeza ele poderia ter de que naquele momento um ser humano, uma pessoa que fosse, estaria do seu lado?”
“Guerra é a paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.”
“Winston, sentado no seu lugar habitual, contemplava o copo vazio na mesa. De vez em quando desviava o olhar para um rosto descomunal, e o encarava da parede oposta. O GRANDE IRMÃO ESTÁ OBSERVANDO VOCÊ, dizia a legenda.”
O personagem Winston Smith, trabalha no Ministério da Verdade e ele reescreve a história para ficar adequada ao que o Partido considera a versão oficial dos fatos, mas é muito triste que as pessoas sejam privadas da sua individualidade, liberdade, do amor e do livre pensamento. Uma narrativa densa e que nos dá uma sensação de indignação. Coitado no nosso protagonista!
O livro é muito denso e nos dá uma grande ideia do que seja viver sem o livre-arbítrio. Que horrível ser manipulado por 24 horas, não acham?
A diagramação da obra está excelente, a capa cheia de detalhes em alto-relevo com verniz localizado e ilustrações interessantes na abertura dos capítulos.
Autor de seis romances, além de inúmeros ensaios e artigos, George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai era alto funcionário do governo britânico. Seus dois romances mais famosos, A revolução dos bichos e 1984, são tanto fruto de sua rica experiência de vida, como uma enfática condenação ao totalitarismo.
Eu super indico a obra para todos os tipos de leitores e pergunto a vocês: Como viveriam sendo vigiados 24 horas por dia?