01 julho 2021

[Resenha #publi] Romeu e Julieta | William Shakespeare | @livrosprincipis | Páginas: 128 | Ano: 2021


Quando Romeu Montecchio invadiu a festa dos Capuletos, ele não imaginava que sairia de lá perdidamente apaixonado por Julieta Capuleto, filha de seu maior inimigo, e muito menos que esse amor seria recíproco.

Os Montecchios e os Caputelos eram inimigos por tanto tempo que nem sabiam mais quem e como começou. Mas o ódio excessivo e descabido continuava a passar hereditariamente. No entanto, essa guerra estava prestes a acabar e da pior forma possível; com as duas famílias unidas pelo luto.

"Se o amor o machuca, machuque-o também, Romeu."

Essa é uma história trágica de amor. Eu nunca vi um romance proibido terminar de uma forma tão triste. Gostaria muito de ter lido diálogos das famílias após a tragédia, pois acho que teria sido enriquecedor vê-los mudando, sofrendo e percebendo o mal que fizeram.

"Palavras sedutoras partiram de parte a parte, pois o interesse era comum e crescente desde o início. A paixão, a paixão. A paixão alcançou-os de maneira muito rápida, fulminante, poder-se-ia dizer sem maiores temores de estar exagerando, dando vultos de irremovível paixão a um simples flerte de um baile no qual se entrou sem convite."

Eu havia lido esse livro há 15 anos e relê-lo hoje foi um deleite. Shakespeare sempre me encantou com suas palavras e trechos românticos. O amor profundo e exasperado me fazia sonhar em ter uma alma gêmea e viver um romance assim: singular e faminto.

"Quanta tristeza!
Desafortunado amor!
Tanto a sua triste fatalidade
quanto a obstinação do ódio das duas famílias, que apenas a morte dos seus filhos foi capaz de devolver a tranquilidade,
estarão nessas pequenas páginas de dor, mas também de felicidade."

Foi um prazer realizar essa releitura pela Principis. O texto está bem adaptado e com uma diagramação fantástica. A Editora está de parabéns por esse trabalho. Eu tenho gostado muito das edições da Principis, além de serem acessíveis, o papel e o tamanho da letra são muito agradáveis. Acho que vale muita a pena adquirir as obras dessa editora.

Vocês já leram a obra-prima “Romeu e Julieta”? O que acharam do desfecho da história?