29 junho 2021

[Resenha #publi] Sanditon | Jane Austen | @livrosprincipis | Páginas: 128 | Ano: 2021


Durante uma viagem em busca de um médico, o Sr Tom Parker e sua esposa Mary Parker, acabam se acidentando, após a sua carruagem virar na estrada. Eles são socorridos pelos Heywood, que cuidam deles enquanto Tom se recupera do seu tornozelo torcido.

Como agradecimento, Tom os convida para conhecer Sanditon, mas como o Sr e a Sra Heywood não gostam de sair de sua casa, eles aceitam o convite em nome de sua filha mais velha, Charlotte Heywood.

Em Sanditon, Charlotte conhece Lady Denham, parceira de negócios do Sr Parker, uma idosa senhora rica e de palavras afiadas. Ela conhece também os seus sobrinhos Sir Edward e a irmã Esther Denham, que vivem rondando sua tia com a intenção de serem os seus herdeiros. E Carla Brereton, uma jovem de família pobre que está aos cuidados da Lady.

Infelizmente, Sanditon tem poucas páginas, pois esse era o livro que Jane Austen estava escrevendo quando faleceu. No entanto, conseguimos ter uma boa noção de como Sanditon é belíssima e da personalidade de todos os personagens.

Charlotte é uma jovem de pensamento e opinião própria, ela não se deixa influenciar pelos outros.
A Família Parker parece inocente e frívola, com uma leve inclinação ao exagero.
Lady Denham é bastante arrogante, sempre se achando superior a todos e sem nenhuma delicadeza ao emitir suas opiniões.
Não criei opiniões sobre os seus sobrinhos, mas eu tenho certeza que eles teriam ótimas passagens nessa história.

Como esta obra tem apenas a apresentação dos personagens, eu criei a minha própria história. Na minha história, Charlotte ficaria com a maior parte da herança de Lady Denham, após a sua morte e com certeza isso seria uma surpresa para todos. E graças a ela o Trafalgar House seria bem sucedido, já que Tom não parece ser um bom administrador do local. Com inteligência e aptidão de Charlotte para os negócios, Sanditon se torna uma cidade muito lucrativa e bastante visitada. Não imagino ela se casando, acho que deixo o romance para a ideia inicial da autora. Ela terminará feliz e bem sucedida.

É bastante decepcionante não saber o que realmente aconteceu no livro, mas o que me consola é que em 2019 esse manuscrito teve a sua adaptação. A primeira temporada da série já está disponível no Globo Play e a segunda tem previsão de estreia em 2022.

Nesta edição o texto foi traduzido do original em inglês. Ele tem uma das diagramações mais bonitas que eu vi da Editora. Sem contar com um espaço reservado para que nós leitores possamos concluir o nosso próprio fim. Adorei a ideia da Editora!