24 julho 2020

[Resenha] Coraline | Neil Gaiman | Intrínseca



A obra “Coraline” aborda a história de uma menina que ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, se depara com um lugar macabro e ao mesmo tempo fascinante. No mundo novo, seus outros pais são criaturas pálidas, com botões negros no lugar dos olhos e atenciosos, porém Coraline percebe que o lugar guarda mistérios e perigo. Tudo que ela deseja é voltar para sua vida, sua casa e principalmente, para os seus pais. Será que ela a menininha conseguirá escapar do mundo misterioso?

O escritor Neil Gaiman é simplesmente maravilhoso e eu gosto de tudo que ele escreve. Gaiman escreveu a obra “Coraline” para as suas filhas e após publicá-la agradou não só o público infantojuvenil, mas todo o público adulto.

Coraline apesar de ser criança é muito inteligente, ágil, educada, exploradora e carinhosa. Os seus pensamentos e as execuções dos seus planos são sensacionais. Ela interage com todas as criaturas que aparecem na narrativa de igual para igual. O personagem do gato é ótimo, pois ele possui respostas sarcásticas e uma ótima dose de humor ácido. Ele foi um dos meus personagens preferidos!

"- Porque ela me quer aqui - quis saber Coraline. - Porque ela me quer presa aqui com ela? - Acho que ela quer algo para amar - opinou o gato. - Algo que não seja ela mesma. Talvez também queira algo para comer. Com uma criatura daquelas nunca dá para saber ao certo. - Você tem algum Conselho para me dar? - perguntou Coraline. O gato a olhou como se estivesse prestes a falar alguma coisa sarcástica. Então sacolejou o bigode e disse: - Você precisa desafiá-la. Não é garantido que ela vai jogar limpo com você, mas aquele tipinho de criatura ama jogos e desafios."

As ilustrações são do ilustrador e cartunista, Chris Riddell, que por sinal abrilhantou a obra. As ilustrações completam a obra com maestria e dão vivacidade para a narrativa, pois são expressivas e até mesmo assustadoras.

“Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo.”

Gaiman em “Coraline” trabalhou ótimos temas, como: medo, coragem, relações familiares, amizade, explorar ambientes, respeito e amor. A menina conseguiu me conquistar com suas aventuras exploratórias e suas sacadas geniais. Não queria que terminasse a leitura!

Por fim, a capa dura com pontos de verniz localizado, a diagramação excelente, fontes ótimas, ilustrações singulares e o corte trilateral deram um resultado maravilhoso. Estou apaixonada pela qualidade e resultado entregue, Intrínseca!

Já leram? O que acham de crianças explorarem novos ambientes?