23 março 2020

[Resenha] Ousadas 2: Mulheres que só fazem o que querem | Pénélope Bagieu| Editora Nemo



Oiê leitores, tudo bem com vocês?

Já imaginaram o que uma mulher é capaz de fazer quando passa por algumas situações de opressão? Simplesmente, é isto que a História em Quadrinhos, Ousadas Vol. 2 – Mulheres que só fazem o que querem, traz aos leitores.

Contando um pouco da história de 15 mulheres que revolucionaram suas épocas simplesmente por não aceitaram o que a sociedade estava impondo, especialmente a elas, mulheres, todas acabaram, com certa ousadia e coragem, a irem atrás de seus objetivos e não ficarem caladas em relação à opressão que sentiam.

O melhor é que todas possuem uma coisa em comum, pois para chegarem aonde chegaram, precisaram passar por várias dificuldades, principalmente por serem mulheres. Sabemos que a sociedade do século XXI ainda é machista, imagine como era nos anos de 1950, o machismo era mais intenso.

Uma jornalista investigativa; Rapper afegã; Benfeitora de senhoras parisienses; Líder de uma gangue e símbolo dos oprimidos na Índia; Interprete dos animais; Rapper afegã; Atleta de maratona; Utopista realista; Cantora e compositora negra; Jornalista investigativa; Rainha dos bandidos, líder de uma gangue e símbolo dos oprimidos na Índia; Rock stars; Vulcanóloga; Advogada; Atriz e inventora; Ativista de família tradicional; Miniaturista do crime; Astronauta e Amante da Arte moderna, esses são os títulos das histórias que o leitor pode encontrar em Ousadas 2.

Sendo bem sincero, super me emocionei com todas as histórias e elas deixam ótimas reflexões para os leitores. A escrita é simples e mesmo assim a história que cada capítulo aborda é simplesmente fantástica. A autora também merece muito, pois simplesmente arrasou em toda a construção da HQ.

A Editora Nemo conseguiu desenvolver uma diagramação e detalhes gráficos perfeitos, pois dá para ver o trabalho que a equipe teve. Não li o primeiro volume, mas desejo muito conseguir realizar a leitura dele, pois consegui me conectar com todas as histórias e quero conhecer mais biografias inspiradoras.

Super recomendo essa HQ para todos, sejam meninos ou meninas, pois precisamos falar sobre a luta feminina, conhecer personagens marcantes e como as mulheres são inspiradoras.