06 fevereiro 2020

[Resenha] A Bela e a Fera | Elizabeth Rudnick | Universo dos Livros



A obra “A Bela e a Fera” aborda a história de Bela que deseja muito mais do que a pequena cidade provinciana de Villeneuve pode oferecer. Ela tem o seu pai aprisionado por uma fera em um castelo encantado e arrisca a sua liberdade assumindo o lugar do pai. Com o tempo a jovem vai aprendendo mais sobre a Fera e muita coisa acontece, porém será que Bela conseguirá fugir?

A escritora Elizabeth Rudnick adaptou com singularidade o clássico “A Bela e a Fera” e é emocionante ler imaginando cada cena descrita.  O livro é a edição oficial do filme e por sinal está belíssimo. Eu li a obra e assisti ao filme, porém a riqueza de detalhes no livro é encantadora e a ambientação na França ímpar.

Bela é uma jovem que destaca da multidão, sonhadora, independente, aventureira, decidida e com um amor incondicional pelos livros. Já Gaston é egoísta, mesquinho, arrogante e tem um feitiço jogado por uma bruxa que o transforma em uma Fera. A Fera apesar de ter o seu aspecto horrível é recluso, inteligente e até mesmo apaixonante.

O livro nos leva para dentro de um conto de fadas emocionante, com lindas lições e que parece que foi escrito atualmente para as nossas mulheres empoderadas, pois Bela tem um força fenomenal.

“Se o príncipe aprendesse a amar alguém e conquistasse o amor dessa pessoa, quando a última pétala caísse, a maldição seria quebrada. Caso contrário, ele estaria condenado a permanecer no corpo da fera para sempre.”
“Ele lhe mostrara que tudo bem ser diferente. Mostrara que não havia problema em se sentir perdida e a fizera perceber o quão desesperadamente ela queria ser encontrada. Ela tinha aprendido que as coisas não são sempre como parecem, que as pessoas podem surpreender. Ele havia lhe dado a única que ela sempre desejara: algo a mais.”

Por fim, uma das lições que a obra nos ensina é amar alguém além de padrões estéticos e priorizar as qualidades humanas. Quem nunca errou? Você já desejou ter a “Biblioteca da Bela”? Quem nunca julgou aparência de alguém? São perguntas que eu deixo para você, caro leitor!