11 janeiro 2020

[Resenha] Lágrimas de Amor e Café | Babi A. Sette | Verus Editora



A obra “Lágrimas de Amor e Café” aborda a história de Angelina que estava fragilizada pela morte da mãe e vivendo em estado de miséria na Itália. A moça aceita a proposta de um rico estrangeiro que oferece além do casamento, conforto para seu pai e sua irmã caçula. Ela embarca para um país distante tendo a companhia da escrita e dos romances que ama. Durante a viagem o marido se revela muito diferente do que imaginou que pudesse ser. Do outro lado da história temos Vincenzo que tem como destino o Brasil e logo que desembarca no novo país, têm os seus sonhos roubados. Ele encontra trabalho na fazenda de um barão do café e é lá que mora Angelina, vítima do marido cruel. Com o passar do tempo nasce uma linda amizade entre ambos e uma possível paixão secreta seria extremamente perigosa. Será que eles viverão uma história de amor?

A escritora Babi A. Sette escreve com tanta maestria que parece uma fada das letras. A narrativa é fluída, bem construída e com a carga emocional exata para atingir o coração dos leitores.

A obra é divida em três partes, sendo: parte I - As cartas; parte II – As máscaras e parte III – Os sonhos. O livro é um romance de época ambientado no Brasil e eu adorei o fato. Meus bisavós eram imigrantes italianos e foi bem prazeroso ver a história dos italianos sendo contada por Babi. Um povo que fora enganado pelos ricos proprietários de terras e que viviam em condições precárias de trabalho.

"Ela saíra da Itália, largando a pobreza, a falta de alimento e o trabalho pesado na lavoura. Casou-se com um homem atraente e dono de uma fortuna comparada à de um príncipe. Moraria em uma casa grande e luxuosa, assim como deviam ser os castelos. Tudo aquilo parecia um conto de fadas, mas uma parte do seu coração tinha certeza de que aquela história estava longe de ser encantadora."

O que falar de Vincenzo? Ele é simplesmente apaixonante, pois não tem medo de ir para a luta, ama com intensidade e luta pelos seus ideais. Angelina é sofrida, cativante e por vezes tive vontade de abraçá-la.

“- O que é mais real, Angelina? Os nossos sonhos ou aquilo que a vida nos impõe sem que escolhamos? (...)- Não sei. (...) Eu sempre acreditei que os humanos são muito maiores do que acreditam ser quando sonham."

Por fim, a capa da obra está perfeita e reflete bem a história, a diagramação da Editora está impecável e achei sensacional na abertura de cada capítulo a homenagem para as famílias de imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Um livro que emociona o leitor, que traz lições valiosas sobre amor e que nos enche de sonhos. Vocês já leram ou conhecem alguma obra da Babi?