03 outubro 2019

[Resenha] | O clube dos youtubers: como ícones rebeldes construíram o maior fenômeno da internet e se tornaram os principais influenciadores da juventude brasileira | Filipe Vilicic | Gutenberg



A obra “O clube dos youtubers” nos conta como jovens e alguns adultos rebeldes, criaram o maior fenômeno da internet. Os youtubers estão dominando a internet nos últimos 10 anos e influenciando a opinião dos nossos jovens. Felipe Neto, Kéfera, Whindersson Nunes, Júlio Cocielo, Gregório Duvivier, Fábio Porchat e tantos outros se transformaram em celebridades.

O escritor Filipe Vilicic realizou uma ampla pesquisa ao longo de 4 anos e entrevistou mais de cem youtubers, seus agentes, amigos, familiares e fãs e reuniu as informações espetaculares que constam na narrativa desta obra. O Brasil é o segundo maior mercado no YouTube e influencia comportamentos, opiniões, cultura e formação dos seguidores da plataforma.

“Os Youtubers nasceram de maneira anárquica. O site foi lançado para ser algo como um álbum de família virtual, com vídeos caseiros da festinha de fulano, ou de uma visita a um zoológico. Pode-se imaginar que pensavam num tipo de Facebook dos vídeos. Agora, que o YouTube se tornaria um rival da TV, o maior transmissor de vídeos do planeta, plataforma que toma boa parte do tempo de todos nós, isso certamente não foi o conjecturado.”

O livro nos mostra com a pesquisa do escritor a realidade por detrás das câmeras, como: riqueza, influência, brigas, conflitos, opiniões, depressão, conquistas, tristezas, superação, machismo, empreendedorismo, segredos de bastidores, sucesso e relações de amor e ódio. Tudo viraliza na rede mundial!

Na nossa sociedade globalizada muitos ainda tentam compreender o furacão chamado youtubers e o mundo invadido pela quantidade de views. Livro indicado para os fãs dos mais variados canais no YouTube e que possam escolher o que melhor te influencie. Você curte algum youtuber?