21 agosto 2019

[Resenha] | Feitos de sol | Vinícius Grossos | Faro Editorial



A obra “Feitos de sol” nos conta a história de Cícero que está cheio de dúvidas, pois segundo especulações e teorias, o mundo está prestes a acabar devido o bug do Milênio, na virada dos anos 2000, mas quando ele vê Vicente atravessar o seu caminho tudo ao seu redor fica de pernas para o ar. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo. O destino os une em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs. Uma história linda que assim como o sol é capaz de aquecer o seu coração, leitor!

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Vinícius Grossos e compreendi o motivo dele ser um dos amados autores nacionais de YA, pois sua escrita é carregada de sentimentos e mostra na obra a realidade que ele viveu na pele, como a aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo. Ele retrata ainda os anos 90 que a meu ver foram os mais incríveis no que tange cinema e música.

A Faro Editorial nos enviou um CD com a playlist do personagem e ouvir as músicas lendo trouxe um prazer singular para a leitura. Pude voltar para a minha adolescência e ouvir várias músicas que marcaram a minha vida assim como marcou a vida de Cícero e Vicente, pois “Every Breath You Take” faz parte da minha história.

Grossos narra o amor e a dor. Toda a narrativa é muito intensa, fluída e emocionante. Temos alguns momentos hilários protagonizados por Karol, amei a forma dela encarar a vida e os problemas. Vinte anos se passam desde o bug e o autor retrata a trajetória dos personagens, as lutas diárias, medos, mudanças, lembranças do passado e a busca pela felicidade.

“Segundo as teorias, o Bug do Milênio seria um problema de informática em que os computadores não conseguiriam diferenciar o ano 2000 de 1900. Acreditava-se que, por causa do bug, catástrofes terríveis poderiam acontecer. Muitas pessoas levaram isso a sério e se preparavam para o possível apocalipse, e eu era uma delas.”

Vinícius retrata temas polêmicos, como: intolerância religiosa/familiar, descoberta sexual, amizade verdadeira, primeiro amor, preconceito e o peso do ódio. Eu mego indico o livro, o final é simplesmente surpreendente! A escrita de Vini incendiou o meu coração de amor e o encheu de esperanças. É preciso renascer sempre e se permitir ser o sol da sua vida, brilhe queridos!