07 março 2019

[Resenha] | A Casa Soturna | Charles Dickens | Editora Nova Fronteira




A obra “A Casa Soturna” é considerada o romance mais perfeito de Charles Dickens e nos apresenta questões jurídicas inglesas, vida e sociedade do século XIX, na Inglaterra. A lentidão do sistema jurídico começa com o caso Jarndyce e Jarndyce que causa uma grande reviravolta, com inúmeros recursos, brigas e disputas, gerando “ódios lendários”.

“Jarndyce e Jarndyce bezoa. Essa questão de má morte tornou-se, com o correr do tempo, tão complicada que nenhuma criatura viva sabe o que ela significa. As partes compreendem-na ainda menos. E tem sido observado que basta que dois advogados comecem a conversar a respeito dela para logo, cinco minutos depois, chegarem a um desentendimento total a respeito de todas as premissas”.

Dickens nos deixa claro que os herdeiros e as próximas gerações são partes no caso, e mesmo que não saibam os reais motivos, brigam loucamente. O caso se tornou épico pela disputa da propriedade, rivalidade, orgulho ferido e um grande embate na guerra de egos.

A jovem Ester Summerson é uma das protagonistas, órfã e após atingir a maioridade se torna administradora da Casa Soturna. Ela estabelece uma relação maternal com Ada e segredos eram confidenciados. Um dos pontos altos da obra é a narrativa de Ester sobre sua doença e a preocupação que ela tem para com os outros, simplesmente deixando-a em segundo plano.

“Se o segredo que eu tinha de conservar fosse o meu, teria sido meu dever confiá-lo a Ada logo depois que nos encontramos. Mas ele não me pertencia e percebi que não tinha direito de contá-lo, nem ao meu tutor, a não ser que surgisse alguma grande emergência”.

A escrita de Charles Dickens é fenomenal, pois a obra apesar de grande não é empecilho para devorar cada página. Ele transformou um texto com uma alta carga dramática em uma incrível sátira em relação à sociedade inglesa, a lentidão da justiça e das diferenças sociais. O final é bem revelador e é incrível como nossa protagonista tem um nível de controle emocional e bondade de dar inveja para qualquer ser humano.

Fiquei pensando se Dickens estivesse vivo e escrevesse sobre a nossa sociedade, o que ele iria dizer? Eu creio que seria uma grande decepção ver o tamanho dos desníveis sociais, a impunidade dominando nosso país e a morosidade do nosso sistema judiciário. Já leram Charles Dickens?