25 novembro 2018

[Resenha] O Último Suspiro (Detetive Erika Foster #4) | Robert Bryndza



A obra “O Último Suspiro” aborda a tortura contra jovens que são encontradas em uma lixeira, desfiguradas, roupas encharcadas de sangue, vários cortes pelo corpo e uma incisão fatal na artéria femoral. A Detetive Erika Foster luta para garantir o seu lugar na equipe de investigação mesmo que ela tenha que passar por cima dos seus superiores ou se despir do orgulho e pedir desculpas para quem preciso for.

"Preocupava-se profundamente com as vítimas e, como em muitos outros casos nos quais havia trabalhado ao longo dos anos, não eram apenas as terríveis circunstâncias das mortes que a assombravam, mas as vidas que haviam sido ceifadas tão prematuramente. Mulheres jovens com tanta vida pela frente: carreira, filhos, férias e todas essas alegrias foram negadas a elas."

O assassino procura suas vítimas nas redes sociais, cria vários perfis falsos, navega em ips não identificáveis e estuda as suas futuras vítimas minuciosamente. As jovens são bonitas escolhidas aleatoriamente e geralmente sonhando com o famoso príncipe encantado ou com o emprego dos sonhos, todas vulneráveis.

"Mas não acho que as pessoas são burras. Imagino que a maior parte delas acha a vida chata e posta suas conquistas, coisas das quais têm orgulho, pois isso as legitima."



Erika Foster continua sendo dura com a vida e com as pessoas ao seu redor se compadecendo apenas com as jovens mortas, porém houve uma grande evolução da detetive desde o primeiro volume e creio que nós próximos volumes ela poderá se livrar dos seus fantasmas pessoais.

“Um grande quadro-branco cujos quadradinhos continham anotações dos casos. Deu a volta na mesa, sentou-se na cadeira e seus olhos recaíram na parte do carpete onde Sparks tinha desmoronado. Ela sempre teve o sonho de progredir, de ser bem-sucedida na polícia. Mas valia a pena?



A escrita de Robert Bryndza está cada vez melhor e mais fluída, porém um fato que me incomodou foi saber nos primeiros capítulos quem era o assassino. Gosto do jogo de suspense, do mistério e de usar minha imaginação para descobrir quem é o criminoso.

No livro são abordados alguns temas como: violência, bullying, redes sociais, perfil fake, sociopatia, corrupção policial, hierarquia, traição, trabalho em equipe e assassinatos.


Indico a obra para quem gosta de histórias eletrizantes, fortes, e também com o intuito de alertar sobre os perigos que assolam as redes sociais. Marcar encontros com desconhecidos pode se tornar um caminho sem volta e se transformar no seu ‘último suspiro’.